Resenha
Arq. Urb. 5UNA
Urbanismo IV
29 de June de y
Resenha A Conservação Contemporânea de Nível Global
Capítulo VI
O Clube de Roma, fundado na Academia dei Lincei no ano de 1968, tinham uma visão que pode se lembrar bem com a de Malthus e Marx, onde devido ao crescimento populacional seria a própria destruição das população futuras que sofreriam com a falta de recursos. Com isso o Clube passou a estudar formulando teorias e políticas para precaver que pudesse existir deficit de recursos para as populações futuras.
Assim criaram uma teoria e uma política para solucionar, que foi apresentada por Meadows na Conferencia de Estotocolmo, a teoria foi chamada de “Limites do Crescimento” onde eles comprovavam por complicados cálculos que em um longo prazo de crescimento tanto econômico quanto demográfico iria gerar a falta de recursos como água, alimento, matéria prima, e que traria como consequência, fome, doenças, poluição. Com isso as taxas de mortalidade iriam disparar.
Com estes problemas Meadows apresenta uma política precatória, para que o excesso do crescimento pare e evitemos estes problemas futuros. A política que nomearam de “zero crescimento”, onde se visa parar o crescimento no mundo, estagnado, e sem crescimento todas as taxas de consumo do mundo se manteria, tendo um controle de quanto produzir e de quanto iria ser consumido, assim controlando, e evitando todos problemas futuros. Mas o problema que tiveram, foi com os países subdesenvolvidos, que queria uma ascensão econômica, e não aceitaram essa política, e criticavam os países desenvolvido por serem os maiores consumidos. Já os países rico após a Conferencia deita em 71 optaram por frear sua produção industrial tendo como desculpas o aumento das taxas de poluição.
Com a criação da CMMAD (Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento) em 83 que realizava pesquisas e trabalhos em campo. em 87 eles encerram a CMMAD deixando o Our Commom Future um relatório que registra os