Resenha
Sendo uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo, a História tem como função analisar fatos acontecidos, personagens (no caso da psicologia os primeiros filósofos, pensadores a respeito da mesma) e processos históricos para tentar entender determinados períodos históricos, culturas ou civilização.
Segundo fonte obtida pela internet sobre o conceito de História (http://www.suapesquisa.com/historia/conceito_historia.htm) ”Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.”
O que conceito e objetivo da História tem a ver com a Evolução da Psicologia? Simples! Evolução faz pensar sobre onde tudo começou, passado, passado lembra História, fatos ocorridos e comprovados, assim evolução+passado+História, juntos, trazem a possibilidade de entendimento do por quê, ou inicio de, chegamos onde estamos hoje em relação não só de ciência, religião, costumes, etc..mas também à psicologia. E como diz no inicio do texto no livro de Ana Bock: “Psicologia também tem história”
A EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA
Como ciência, a Psicologia é relativamente nova considerando seu inicio em 1879 com Wundt quando instalou o primeiro Laboratório de Psicologia Experimental, na Alemanha, tendo então por volta de 130 anos.
Porém, antes mesmo de a Psicologia se tornar Psicologia, sempre foi um desejo do homem poder entender quem somos, por que somos assim, alma, mente, alma e corpo...
Na Grécia Antiga, antes da era cristã, não existia a psicologia, mas, entre os gregos já existia tal preocupação com a alma e razão humanas.
“É entre os filósofos gregos que surge