Resenha
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
LUCAS RAMIRO MONTENEGRO LOBATO
A CONSTITUIÇÃO DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Pinheiro
2015
A Constituição das teorias pedagógicas da educação física
A construção da teorias pedagógicas da educação física no Brasil se trata de uma concepção a partir da sociedade capitalista no que diz respeito às práticas corporais. Quando trata-se do âmbito da educação física, deve-se ressaltar a educação corporal e também a educação intelectual, juntamente com uma terceira educação, que ressalta a moral.
O corpo precisa passar por ações, intervenções para poder adaptar-se às exigências sociais na finalidade de produzir e reproduzir. Ou seja, de acordo com o ambiente e situação, se faz necessário que o corpo sofra mudanças para adaptar-se às novas exigências que lhe são impostas.
A instalação da educação física como prática pedagógica no âmbito escolar emergente nos séculos XVIII e XIX teve forte influência pela instituição militar e pela medicina. Da parte da instituição militar vieram os exercícios sistematizados que posteriormente foram ressignificados pela medicina, onde cabe uma perspectiva terapêutica e também pedagógica. O intuíto seria uma educação para o corpo, ou seja, a promoção de saúde através de tal educação (hábitos saudáveis, higiênicos).
O desejo de estudar o corpo se dá entre os séculos XVIII e XIX, onde o mesmo era visto a partir de uma visão mecanicista, o corpo era comparado a uma máquina. Onde se era pensado que, como uma máquina, poderia ser condicionado para suprir às necessidades que surgissem.
Progredindo no tempo, mais precisamente para a década de 70, no Brasil e no mundo passa-se a valorizar a educação física como um campo acadêmico. Entra-se nesse contexto as práticas científicas típicas desse meio. A partir daí, busca-se profissionais que possam dar conta dessa demanda nova. Para