Resenha
TRABALHO DE ANTROPOLOGIA JURÍDICA
29 de novembro de 2014
BRASÍLIA - DF
FACULDADE PROJEÇÃO – UNIDADE DE TAGUATINGA
1ª SEMESTRE DO ENSINO SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO
PROFESSOR: MICHEL MORAIS
RESENHA CRÍTICA
A presente Resenha crítica apresentada relativa ao filme “ Casamento Grego” para obtenção de nota no 2º bimestre na disciplina de Antropologia Jurídica.
29 de novembro de 2014
BRASÍLIA - DF
A história do filme, “Casamento Grego”, conta a vida de Toula Portokalos (Nica Vardalos), grega, que mora e trabalha em Chicago EUA no restaurante da família (o Dancing Zorba’s) , porém sua família particularmente seu pai Kosta(Michel Constantine) não abria mão de suas raízes 100% grega. Com isto Toula, apesar de já ter trinta anos tinha crises de identidade pois queria se comportar como norte americana, ignorando a exacerbação de seu pai quanto sua nacionalidade. Este não sabia fazer diferenciação entre o “eu” e o “outro” para ele só existia dois tipos de pessoas: as gregas e as não-gregas. Com isto Toula se sentia nula por nunca ter tomado posse de sua realidade individual e, portanto a consciência de si mesma.
Toula nunca pode escolher uma identidade Com a ajuda da mãe dobrou o pai e foi estudar informática em uma universidade, com estas aulas resolve trabalhar em uma agência de viagens da tia. Ali, iniciava-se uma nova etapa de sua história onde ela encontrou uma beleza que estava guardada dentro de si.
Houve um dia em que aconteceu de Toula se apaixonar por Ian Miller (John Corbett) que era americano, namorando as escondidas por algum tempo até que sua família descobriu, causando nesta um grande choque cultural. Extremista como era seu pai, queria vê-la casada com alguém da mesma etnia onde as mulheres faziam um papel de boa esposa, dona de casa, preparando e preparando pratos fabulosos na cozinha. Nesta linha os costumes de Toula se diferenciavam dos