resenha
França e Inglaterra desenvolveram o pensamento social sob a influência do desenvolvimento industrial e urbano, que tornou esses países potências emergentes e sedes do pensamento burguês da Europa. A indústria e expansão marítima e comercial colocaram esses países em contato com outras culturas e outra sociedades, obrigando seus pensadores a um esforço interpretativo da diversidade social. O sucesso alcançado pelas ciências físicas e biológicas.
Na Alemanha , entretanto ,a realidade e distinta. O pensamento burguês se organiza um pouco tarde e quando faz ,já é sobre influência de outras correntes filosóficas e da sistematização de outras ciências humanas ,como a história e a antropologia. A expansão econômica alemã se dá, em uma época de capitalismo concorrencial, no qual os países disputam os mercados mundias, submetendo a seu imperialismo as mais diferentes culturas, o que torna a especialidade das formas sócias uma evidência e um conceito da maior importância. O pensamento alemão se volta para a diversidade, enquanto o francês e o inglês, para a universalidade. Weber não era apenas um homem de ciência, seu interesse pela coisa pública o leva a refletir sobre as relações entre as ações cientificas e políticas. Ele se declara a favor de uma clara cisão entre dois tipos de atividade e procura, para tanto, separar ciência de opinião. Mas Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha.
O contraste entre o positivismo(Conte) e o idealismo(Max)se expressa entre outros elementos, nas maneiras diferentes como cada uma dessas correntes encara a história. Para