resenha
José Luiz dos Santos nasceu em Santos, SP, em 1949. Fez estudos de Ciências Sociais e Antropologia nas Universidades de São Paulo, Estadual de Campinas e de Londres. É há vários anos é professor de antropologia na Unicamp, e passou alguns períodos no Museu Paraense Emílio Goeldi e no Museu do Índio.
O que é cultura
Saber o que significa cultura é uma necessidade humana, é o desejo de compreender a si próprio, compreender a nossa própria realidade cultural. Devido à variedade de povos, existem diferentes formas de manifestação de cultura na sociedade, onde cada uma delas tem extrema importância para o povo na qual se está inserida. Segundo Santos, “Cultura é uma preocupação contemporânea, bem viva nos tempos atuais, é uma preocupação em entender os muitos caminhos que conduziram os grupos humanos às suas relações presentes e suas perspectivas de futuro”. (p.7).
“Cada realidade cultural tem sua lógica interna, a qual devemos procurar conhecer para que façam sentido as suas práticas, costumes, concepções e as transformações pelas quais estas passam”. (p.8).
Devido a essa diversidade cultural, às variadas formas de vida, os costumes, por exemplo, de algumas sociedades são criticados, na maioria das vezes de forma preconceituosa. Onde alguns povos tentam sobrepor sua cultura a cultura dos outros, julgando aquela cultura das quais certas práticas são tidas como “diferentes”, inferior.
Partindo desse ponto, surgiu o desejo de hierarquizar as culturas. A cultura que era “menos evoluída” era subjulgada aos critérios daquela que era tida como superior. Um exemplo bem claro disso é a Europa, com sua visão europeia da humanidade, onde ela defendia que as sociedades humanas fariam parte de uma escala evolutiva em linha única, onde existiram diferentes estágios da evolução humana. Estágios como de selvageria, barbárie e civilização, na qual o último seria o