Resenha
O texto dos autores Polyana Barcelos Paiva, Fátima de Souza Freire e José Lúcio Tozetti Fernandes, entitulado "Avaliando o Curso de Ciências Contábeis: uma visão dos alunos da UnB", faz um levantamento através de pesquisa, em relação ao Curso de Ciências Contábeis, na Universidade de Brasília (UnB), para questionar a partir de um olhar interno, as notas através de conceitos que os seus próprios alunos dariam a seu curso.
Ao decorrer pelo texto, notamos as avaliações que são feitas e suas objetividades, tais como as avaliações in loco, pelas quais tem por objetivo identificar as condições que são oferecidas aos alunos dentro das instituições. Além do Enade, (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), em 2009, os estudantes respondarem também a um questionário de Reconhecimento, feito pelo Inep, que foi adaptado a fim de identificar os pontos fracos e os pontos fortes do seu curso. Divide-se os fatores que influenciam os acadêmicos em escolares e não escolares: relação à sociodemografia e aos recursos da própria instituição. Mostra-se que as pesquisas foram subdivididas para melhor entender as necessidades dos acadêmicos, não somente em relação à estrutura, mas também em relação seu aprendizado, seu comportamento perante o corpo docente.
Os autores citam Schlickmann, Melo e Alperstedt, outros autores pelos quais apresentam critérios para comparar dentro da disciplina as concepções do modo de avaliação, de como fazer isto, e assim dividem também suas concepções dando importância à intelectualidade, formada por toda a sociedade acadêmica, desde os alunos, professores e funcionários, mostrando que todo o processo somente é válido, se todos estejam unidos no mesmo propósito.
Um pouco antes, em 2006, os mesmo alunos tinham realizado a prova do Enade, e tiraram nota máxima. E então, veio a ideia de poder saber dos alunos, se aquela nota realmente era válida. Se era aquela