resenha
JUNHO/2014
RESENHA DO FILME: AVATAR
Resenha interdisciplinar elaborada pelos acadêmicos no Curso de Engenharia Civil da Faculdade Metropolitana de Manaus, com o objetivo de obtenção de notas parciais referente ao primeiro semestre de 2014, sob a orientação da Professora
JUNHO/2014
Resenha Do Filme: Avatar
Engenharia Civil - Turma 4
O filme Avatar foi apresentado no auditório Naíde Lins no dia 13 e 14 de Maio de 2014, na semana de Engenharia. O mesmo retrata diferentes temáticas como, questões ambientais étnicos e raciais. Numa roupagem inteligente e inovadora de discutir questões de nossa problemática social.
O filme Avatar de James Cameron é uma produção americana de 2009. Tem como enredo do filme, o ano de 2154, um conflito entre os colonizadores ( os humanos) e os Na'vi, (nativos) humanoides existentes num planeta distante chamado Pandora, os mesmos entram em guerra pelos recursos do planeta e a continuação da existência da espécie nativa. O título do filme refere-se aos corpos Na'vi-humanos híbridos, criados por um grupo de cientistas através de Engenharia Genética, para interagir com os nativos de Pandora (o povo Na'vi, cuja cultura é baseada no ecossistema que os cerca).
Um soldado da Marinha é enviado para se infiltrar na tribo, entretanto se apaixona por uma nativa e decide defender a sua pátria contra os, agora, invasores brancos.
A questão étnico racial vista no filme, retrata a invasão de um povo “diferente” que estaria interessado em determinado recurso natural e que visava somente seus benefícios próprios. Faz-se lembrar da questão eurocêntrica na colonização no Brasil, visto que, os índios foram expulsos de sua terra, maltratados e subestimados. Chamados de inferiores ou sem alma, retrato desta tentativa de escravidão indígena ficaria a nomeação de designações de características de um povo