resenha
Disciplina: Geo-História do Distrito federal
Sérgio Araújo
Brasília-Projeto Capital
O documentário "Brasília: projeto capital" faz um passeio no tempo para contar a história do nascimento de uma cidade. Da festa da inauguração, em noite iluminada por canhões de luz, até a primeira sessão da Câmara em Brasília no dia 21 de abril de 1960. Com imagens e vídeos da época, o documentário nos conta como ocorreu toda essa saga, mais que isso, uma verdadeira epopeia que chegou ao limite da força de vontade de um grupo que se delegaram a obrigação de realizar tão gigantesca obra.
Brasília é resultado de muita discussão na Câmara dos Deputados. Desde a primeira constituinte, ainda no Brasil Império, até a constituição de 46, a proposta de interiorizar a capital do Brasil esteve presente. José Bonifácio, o patriarca da independência, pensou até em nomes para a nova capital! Isso em 1823.
O documentário nos mostra que muitos são os personagens que ajudaram na construção de Brasília. Os primeiros idealizadores, os responsáveis pelas primeiras expedições, como Varnhagen. Diversos presidentes, deputados e muita discussão ao longo da história. Até chegar o dia em que Juscelino Kubitschek resolve fazer da transferência da capital para o planalto central - a meta-síntese de seu governo. Mas por que JK resolve tirar a ideia do papel? Quem conta é o imortal Murilo Melo Filho, na época jornalista da Revista Manchete que nos diz que foi na cidade de Jataí que JK foi perguntado se ele respeitaria a constituição e traria a capital para o Planalto Central e ao responder que se estava na constituição, ele realizaria, iniciou-se ali de fato a mudança.
Nada foi fácil para os pioneiros, deputados, jornalistas, servidores e artistas que viveram no Rio de Janeiro na época da transferência da capital para Brasília são os personagens dessa história e relatam a impressão da chegada em Brasília no