resenha
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História
Disciplina: Subjetividade, Estética e Modernidade
Professora: Maria Bernardete Ramos Flores
Aluna: Flávia Zambon Tronca
Resenha Crítica
Texto analisado: JIMENEZ, Marc. O que é estética?
São Leopoldo: UNISINOS, 1999.
O QUE É ESTÉTICA?
Marc Jimenez
Filósofo francês e germanista, Marc Jimenez é professor da Universidade de Paris I (PanthéonSorbone). Ensina estética na Unité de Formation et de Recherche d’Arts plastiques et Sciences de I’Art, participa de conferências em diversos países e escreve regularmente para revistas de arte.
Jimenez procura respostas para “O Que é Estética?” título do livro publicado em Paris, em 1997, pela editora Gallimard, e traduzido para o português, em 1999, pela editora Unisinos. O desafio é o da compreensão da ambiguidade da arte e seus paradoxos. Para isto sugere diversas conexões estabelecendo a estética como disciplina autônoma. Mostra contradições e avanços, traçando um consistente mapa histórico de maneira didática, permitindo o esclarecimento da questão proposta.
Na primeira parte do livro Jimenez trata de esclarecer o que é a autonomia estética e a sua composição, indo do artista ao artesão, da razão à sensibilidade, dos antigos aos modernos, do criticismo ao romantismo, fazendo pontes entre Kant, Hegel, Schiller e outros pensadores, avançando até o nascimento da estética moderna. No segundo momento, trata da heteronomia da arte e suas ambiguidades, da nostalgia à modernidade, trazendo as ideias de Marx, Nietzsche, Schopenhauer, Wagner e Freud, traçando paralelos entre as teorias e a estética. No terceiro conjunto de capítulos Jimenez discute o declínio da tradição, modernidade e vanguarda. Por fim, apresenta a guinada política e cultural da estética conduzindo à cena Georg Lukács e a questão do realismo, Heidegger e o retorno às origens, Walter Benjamin e a experiência estética, e mais,