Resenha
O texto analisado possui dois autores, Leandro Karnal é um professor e historiador, graduado em história, leciona hoje em dia na UNICAMP e trabalha há anos com capacitações de professores da rede pública. Dentre as suas principais destacam-se Teatro da Fé ( Editora Hucitec) História na Sala de Aula ( Editora Contexto) As Religiões Que o Mundo Esqueceu ( Editora Contexto). Flavia Galli Tatsch é doutora em história pela Universidade Estadual de Campinas e mestra em Ciências da Informação e Documentação pela USP. Entre seus principais temas de pesquisa destacam-se a história da arte medieval, justamente questões relacionadas a arte desse período.
Os autores relatam no texto e abre a discussão de questões com um único intuito definir o que é o documento histórico, através de argumentos do que era e o que é o documento histórico, definindo o contexto e valor cultural de cada época assim como sua ideologia. É imprescindível a utilização de todo o material e todo leque de fontes históricas para o historiador, a toda busca e em todas pesquisas tenta-se relatar com amplitude os aspectos da época pesquisado, e o documento histórico traz isso tanto na linguagem verbal como não-verbal.
Os autores destacam como era tratado o documento histórico e o que é, tentam explicitar a idéia de que documento seria um dialogo entre o presente e o próprio, o que ligaria a importância desse documento para o tempo em que ele se fez histórico. É bem explicito essa ideia na frase afirmada (2013, p. 13) “Fato e documento histórico demonstram nossa visão atual do passado.
Como é bem transmitido, ouve uma certa evolução do conceito, a Escola de Annales mostra essa mudança dando mais amplitude ao quesito de fontes; abrindo portas como a historia oral e varias mais. Mostra-nos também de como se buscava