Resenha
CARMO NETO, Dionísio Gomes. Metodologia científica para principiantes. 3. ed. Salvador: FIB, 1998. p.265-267.
Dionísio é Doutorado em Economia (Doctor of Philosophy in Economics, PhD) pela Southwest University (EUA, 1984). É especialista em Metodologia Científica, faz consultorias de empresas privadas, tem experiência nas áreas de re-organização de instituições e negócios com ênfase em empresas com problemas tanto para a tomada de decisão quanto para a solução de problemas complexos e de grande porte. Ajuda a implantar "Sistemas 6 Sigma" em organizações.
O texto apresenta algumas recomendações para prevenir que um trabalho acadêmico seja plagiado evitando assim que outras pessoas roubem as suas ideias. Aborda que a bibliografia sobre plágio é muito restrita, cita as sugestões dos autores Michel E. Adelstein e Jean G. Pival que indicam algumas atividades para evitar o plágio afirmando que, todo trabalho acadêmico deve ser submetido a um revisor e que este trabalho seja fruto do próprio pensamento do autor.
Dando seguimento, aborda alguns aspectos estruturais demonstrando que o plagiarismo inclui reprodução do trabalho, compreendendo ainda como a prática de empregar ou permitir que uma outra pessoa possa alterar ou revisar um trabalho submetido por um estudante e admiti-lo como sendo seu. Por isso, é importante que o revisor ou supervisor acadêmico deva ser citado nos agradecimento do trabalho. Ainda apresenta as argumentações dos autores Adelsten & Pival, onde afirmam que o plágio restringe-se ao uso de palavras ou ideias de alguém sem reconhecimento do crédito, e que o plágio se caracteriza como furto. Mostra que em um processo de aprendizagem, a principal recomendação para evitar o plágio é não confiar diretamente nas suas citações, porque poucas pessoas estão interessadas no seu ensaio só para conferir as citações, mas para saber o que você pensa a respeito do problema e quais as alternativas que você propõe.
O texto é simples, claro e bastante