resenha
Este relatório tem o objetivo de relatar o funcionamento do corpo docente, ou seja, a forma, os métodos, quais as linhas teóricas que o coordenador utiliza durante as reuniões pedagógicas da escola que leciono. Portanto, esse trabalho foi baseado em uma entrevista com o coordenador dessa escola com o intuito de apresentar concepções sobre o desenvolvimento da função do profissional que é o coordenador.
É de fundamental importância o coordenador em uma escola, pois ele auxilia o corpo docente a desenvolver o papel com mais qualidade e eficácia. Ele cumpre o papel de realizar o planejamento dos conteúdos pedagógicos, com os docentes, trazendo material para dar suporte ao professor na sala de aula.
Observei que o coordenador trabalhar com o construtivismo, pois propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. Também não acontece rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno.
O trabalho desenvolvido pelo coordenador dessa escola está contribuindo bastante no sentido positivo, porque está dando apoio aos docentes. Percebo também que os professores estão mais envolvidos com os alunos, a troca de experiências nas salas de aula entre os docentes está mais explicita, assim como nos encontros pedagógicos.
Segundo Emília Ferreiro, o construtivismo estimula a descoberta, valoriza muito o intercâmbio entre os alunos e o trabalho de grupo, conhecimento pelo aluno, evita afogá-lo com informações prontas e acabadas, mas quando necessário não hesita em valer-se da memorização e isso acontece na escola durante as aulas e os encontros pedagógicos.
Nas reuniões pedagógicas que acontece na escola o coordenador estimula os docentes a planejar suas aulas de maneira criativa e estimulante. Já nos acompanhamentos do