resenha
Resenha Acadêmica
Eliziaine
A presente obra divide-se em treze capítulos, onde fala sobre a iniciação do professor na escola e também sobre programas para auxiliá-los nessa primeira etapa de sua profissão.
Profa. Dra. Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali – graduada em Psicologia- professora e pesquisadora da UFSCar.
Profa. Dra. Lilian Aparecida Ferreira – graduada em Educação Física – professora e pesquisadora da UNESP e UFSCar.
O primeiro parágrafo começa informando que muitos programas e projetos tem se voltado para a melhoria da atuação do docente após sua formação.
O segundo parágrafo cita que é preciso “dar a voz” aos professores e oferecer condições para que possam construir adequadamente seu conhecimento profissional, e onde seus saberes já adquiridos e o dia a dia profissional são levados em conta.
No terceiro parágrafo, no início de sua carreira o professor iniciante encontra dificuldades e dilemas denominados como “choque de realidade”, tais como questões burocráticas da sala de aula como preencher o diário de classe ou ainda planejar sua aula, o que geralmente o deixa inseguro e ansioso diante da situação nova em que vive.
Parágrafo quatro, os recém-professores recebem as alas mais complicadas da escola, há falta de colaboração e apoio dos professores mais experientes, e são cobrados com as mesmas exigências que os professores antigos.
No quinto parágrafo, tais programas de iniciação para professores são apontados como estratégia adequada para minimizar os problemas enfrentados.
O parágrafo seis, os programas de iniciação à docência ou também chamados programas de indução, são voltados para professores nas suas primeiras inserções profissionais, com o objetivo de auxiliar o ingresso na profissão de modo menos traumático, oferecendo apoio e orientação e orientando na aprendizagem e desenvolvimento.
No parágrafo sete, para Tetzlaff e