resenha
EDUCAÇÃO: DA FORMAÇÃO HUMANA Á CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ÉTICO
Neidson Rodrigues
O texto aborda atividades exercidas para construção da educação humana, ligada a requisitos educacionais.
Atividades nas quais se postulam verdadeiramente na base teórica, mas que não são exercidas no papel prático. O que irá acarretar futuramente a sociedade mal intencionada e desqualificada de seus níveis de educação.
À formação da educação humana segue sempre em constantes fases de devaneios e radicalismos, pois a estrutura física está sempre em processo de transformação, fase essa que nunca se avança o que desgasta muito o plano educacional do país.
É importante ressaltar duas hipóteses: a positiva que nos permite compreender um processo histórico desde um tempo passado até os dias de hoje; e uma negativa que se formulada da maneira como é encontrada hoje, a base Educacional conceituada e necessaria se transformam em devaneio de interrogações que acaba assim dificultando o processo de formação.
Educar é um ato que visa à convivência social, a cidadania e a tomada de consciência política. A educação escolar, além de ensinar o conhecimento científico, deve assumir a incumbência de preparar as pessoas para o exercício da cidadania. A cidadania é entendida como o acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade, e ainda significa o exercício pleno dos direitos e deveres previstos pela Constituição da República.
A educação para a cidadania pretende fazer de cada pessoa um agente de transformação. Isso exige uma reflexão que possibilite compreender as raízes históricas da situação de miséria e exclusão em que vive boa parte da população. A formação política, que tem no universo escolar um espaço privilegiado, deve propor caminhos para mudar as situações de opressão. Muito embora outros segmentos participem dessa formação, como a família ou os meios de comunicação, não haverá democracia substancial se inexistir essa