resenha
No vídeo “A historia das coisas”, podemos perceber onde tudo começa, onde está a origem das coisas até o seu descarte.
Nossos recursos estão sendo explorados ao máximo, além de sua capacidade. O mundo inteiro está sabendo que o planeta está em estado de alerta para essa questão, porém a grande maioria não está preocupada. Estamos cortando nossas árvores, gastando água em demasia, muito desperdício. Arrebentando as montanhas para extração e metais e diante de todas essas ações, paralelamente estamos exterminando a fauna e flora, que são de extrema importância para o nosso ecossistema e o nosso ciclo vital.
Estamos ficando sem recursos. Uma pequena parte da população mundial está preocupada com a exploração desses recursos, tentando reutilizar os materiais que são extraídos da natureza, pois cada vez mais, precisamos mais. A Biossegurança está inserida em todo o contexto dessa resenha.
BIOSSEGURANÇA: é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados” A biossegurança é uma ciência que surgiu para controlar e diminuir os riscos quando se praticam diferentes tecnologias, tanto aquelas desenvolvidas em laboratórios, ambulatórios como as que envolvem o meio ambiente. Também aparece em: indústrias, hospitais, clínicas, laboratórios de saúde pública, laboratórios de análises clínicas, hemocentros, universidades, etc. A biossegurança é regulada por um conjunto de leis que ditam e orientam como devem ser conduzidas as pesquisas tecnológicas.
No Brasil está formatada legalmente para os processos envolvendo: a) organismos geneticamente modificados, de acordo com a Lei de Biossegurança - N. 8974 de 05 de Janeiro de 1995. b) os alimentos transgênicos, produtos da engenharia genética. É