RESENHA
Para sobreviver às adversidades e criar um diferencial num mercado tão competitivo, faz-se necessário a utilização de ferramentas de planejamento e análise de mercado capazes de minimizar os erros na gestão e sustentabilidade das empresas.
As idéias de diferencial competitivo são muitas, mas sem uma análise de todas as variáveis que envolvem o segmento do mercado de atuação, os riscos de erro na escolha do diferencial serão agravados. Desse modo, as empresas têm usado o plano de negócios e o planejamento estratégico como ferramentas que propiciam uma visão global do negócio e por meio deles, buscam criar esta vantagem competitiva.
O plano de negócios e o planejamento estratégico fornecem muitas informações sobre o empreendimento definindo as principais características, possibilitando ao empreendedor analisar a viabilidade do projeto frente ao cenário no qual a empresa está inserida e compreender seus pontos fortes e fracos.
Para iniciar um empreendimento é necessário conhecer bem o mercado em que vai atuar, pois empreender é sempre um risco. Apesar de não garantir o sucesso do empreendimento a elaboração do plano de negócios e do planejamento estratégico contribui na tomada de decisões e análise correta de viabilidade do negócio. O plano de negócios deve ser a primeira etapa ao se pensar em criar um planejamento estratégico e sempre leva-se em consideração que não somente as grandes empresas necessitam desta importante ferramenta administrativa, mas também e principalmente as micro e pequenas empresas, pois estas devem estar preparadas para a competitividade do mercado
O primeiro passo do planejamento estratégico é a análise do ambiente interno da empresa nos quais devem ser levados em consideração desde os aspectos de