Resenha
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MARABÁ
FACULDADE DE GEOGRAFIA
Discentes:
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso Sobre As Ciências. 7 (ázinho) ed. Porto: Ediçoes Afrontamento. 1985/1986
.
Marabá-PA/2013
SOBRE O AUTOR:
Boa ventura de Sousa Santos é Doutor em Sociologia do direito, pela Universidade de Yale.
Tem trabalhos publicados sobre a globalização, sociologia do direito, epistemologia, democracia e direitos humanos. Seus são encontrados traduzidos em Espanhol, Inglês, Italiano, Francês e Alemão. É internacionalmente conhecido como um intelectual importante da área de ciências sociais.
Suas escritas dedicam-se ao desenvolvimento de uma “sociologia das emergências” que segundo ele, procuraria valorizar os mais variados gamas de experiência humanas.
Fonte: www.Wikipedia.com.br 13/07/2013 22:16
PÚBLICO ALVO:
Destinado aos acadêmicos em geral que visem à pesquisa cientifica.
OBJETIVOS:
A obra se destina a questionar o modelo cientifico convencional, que segundo o autor é falho e insuficiente para resolver os dilemas da nossa sociedade contemporânea, mais especificamente no campo das Ciências Sociais/Humanas.
O autor afirma que estamos vivendo um momento de transição, de um modelo formalista, matemático e mecanicista menos dogmático, e mais experimental. Segundo o autor estamos vivendo um momento de revalorização dos ensinamentos Aristotélicos.
SÍNTESE DA OBRA:
O autor faz uma analise do panorama histórico em que vive, relacionando os avanços científicos atuais com os outros tempos (Séc. XVI, XVII e XVIII). Após a tal análise, conclui que a ciência estaria andando lentamente em comparação ao passado.
Tal fenômeno estaria ocorrendo por conta do modelo cientifico hegemônico.
Com marco inicial do atual modelo de produção cientifica coincide com a revolução cientifica ocorrida no século XVI, basicamente nas ciências naturais.
Surgiu então um