Resenha
Resenha: Texto: TI já não importa
Mauá, 06 de setembro de 2012
1
Resenha sobre o artigo "TI já não importa"
O Autor relata a importância da tecnologia da informação, em que se pode citar como exemplo o fato de, hoje, praticamente toda empresa possuir essa tecnologia. Um exemplo é as movimentações financeiras de uma empresa que passam por sistemas de informática. As grandes empresas têm reduzido seus custos com viagens, hotéis e até mesmo tempo utilizando recursos de videoconferência, unindo pessoas em diversos locais do mundo.
Nos dias de hoje, a TI se tornou a essência de uma empresa com tantos recursos.
No decorrer dos anos, as empresas começaram a perceber como é importante investir na Tecnologia da Informação. Na década de 80 os empresários não concordavam em investir em TI, eles tinham o pensamento que era perca de tempo e principalmente de dinheiro, que TI era luxo.
Com o passar do tempo os empresários começaram a perceber a grande importância investir em TI. Hoje nas grandes empresas é comum cargos de gestores de TI, sendo ligados diretamente com a alta direção, ou ate mesmo serviços especializados como a de consultorias relacionadas ao assunto visando lucros.
No entanto, o investimento é alto, e nem sempre é sinônimo de sucesso e lucratividade. Um setor de TI estruturado em uma empresa haverá grande despesas sem que haja retorno financeiro.
O autor relata que hoje o investimento em tecnologia proprietária deve ser revista se é vantajoso ou não, pois sendo de forma aberta haverá a possibilidade de novas descobertas, em que a empresa se beneficiará caso ocorra alguma adaptação ou nova descoberta a partir de seus produtos, de forma que, se estivesse utilizando tecnologias proprietárias, tal fato talvez não ocorresse. É importante lembrar-se da proteção das patentes e dos direitos intelectuais.
Já nas tecnologias infraestruturas de posse aberta, quando compartilhada, existe grande possibilidade de novas descobertas