resenha
Saúde, é definida não apenas como ausência de doenças, e sim um comportamento humano saudável, onde se tem o bem-estar físico, mental e social. E elas são caracterizadas como polos positivos aquela capacidade de resistir os desafios do cotidiano, e negativos os pontos onde entra a morbidade e no extremo a morte. E não é de hoje que a atividade física tem um papel muito importante na construção de um corpo sadio. Atividade física,dada, como qualquer movimento do nosso dia-a-dia que gera um gasto calórico, uma atividade não planejada.E o que dirá então, o exercício físico, que nada mais é que uma atividade estruturada,planejada, que visa a melhoria e manutenção dos componentes da nossa aptidão física.
Esses são dois aliados a nossa promoção da saúde, não podendo faltar também, em uma boa qualidade de vida, aspectos ambientais e comportamentais, caracterizadas por alimentação, saúde, educação, lazer, serviços essenciais.
Um agravante nos últimos anos foi o início da era epidemiológica das doenças crônico-degenerativas(que tem sua origem em uma série de fatores como a predisposição genética, influência do meio externo e hábitos de vida), entre os elementos que estavam ocultos, como fatores multicausais como o sedentarismo, que aparece como fator determinante de agravo à saúde. Esse momento coincide com a chamada transição epidemiológica.
O sedentarismo, passa a aumentar com o passar dos anos, e como “causadora” desse aumento, podemos citar a tecnologia.A medida que a ciência evoluiu, e seus inventos facilitavam nossos afazeres, fomos mudando o nosso hábito. Hoje em dia, se passa muito mais tempo em frente de uma TV, de um computador, um vídeo game, do que passeando, caminhando, praticando algum esporte, enfim, se movimentando de verdade.
E a atividade física, pode modificar esse quadro, pode diminuir o risco dos indivíduos adoecerem,