Resenha
Seligman, Martin E. P. “Aprenda a ser otimista”. Rio de Janeiro: Record, 1992. Banco de Dados. < http://www.visionvox.com.br/biblioteca/m/Martin-E.-P-Seligman-Aprenda-a-ser-otimista.txt >
III. APRESENTAÇÃO DO AUTOR
Martin E. P. Seligman (1942) é doutor. Professor de Psicologia da Universidade da Pensilvânia e diretor da Rede de Psicologia Positiva – Psicologia da Auto-afirmação. Foi presidente da APA – Associação Psicológica dos Estados Unidos da América, entre 1996 a 2002. Durante seu mandato, seu principal objetivo foi conjugar pratica e ciência, destacando-se trabalhos de prevenção de conflitos armados étnico- políticos. Desde 2000, ele tem centrado suas investigações e esforços no desenvolvimento e na promoção da Psicologia Positiva, disciplina da qual ele é o mais eminente representante. A Psicologia Positiva estuda as emoções positivas, os traços positivos do caráter e as instituições positivas. Também é autoridade mundial em estudos de desamparo aprendido, depressão, otimismo e pessimismo.
Pesquisa comportamentos dos otimistas e pessimistas a mais de 20 anos, com teor cientifico elevado e apoio de importantes centros de pesquisa Estadunidense. (Ex.: National Institute of Mental Health)
A bibliografia de Martin Seligman inclui 20 livros, traduzidos em mais de 16 idiomas e cerca de 200 artigos científicos sobre a aprendizagem animal e humana, Motivação, Personalidade e Psicopatologia. A Psicologia Positiva resgata as possibilidades do ser humano ser solidário, cuidador de si, do outro, dos objetos, do mundo.
IV. SINTESE DA OBRA
“Aprenda a ser Otimista” investiga os comportamentos otimistas e pessimistas das pessoas. Observando o porquê pessoas reagem de formas diferentes diante da adversidade. Como alguns as veem como causas permanentes, pessoais, e outros as encaram como infortúnios passageiros, como um desafio a ser vencido, com empenho redobrado.
Por meio de pesquisas feitas pelo autor