Resenha
Um texto para estudo exige do leitor concentração, atenção voluntaria e controlada. Existem vários recursos para desenvolver uma leitura mais produtiva, sendo que alguns fazemos uso de maneira natural e outros ajudam a melhorar nossas habilidades.
a) Estabelecer um objetivo claro
Quando possuímos um objetivo claro para a leitura, tratamos o texto com mais atenção.
Definir antes o nosso objetivo nos ajudar a escolher a melhor forma de leitura necessária como ascendente ou descendente; detalhada, lente, minuciosa, ou rápida e superficial.
É necessário já formar algumas perguntas importantes que ajudam a controlar o objetivo e a atenção, como qual é a opinião do autor, quais são as informações novas que o texto veicula, o que o autor pensa sobre o assunto e o que acrescenta à discussão, qual a definição desse fenômeno, como aconteceu, onde, quando, o porque do ocorrido, o resultou desse fenômeno, quem estava envolvido e o que há de mais importante no texto que possa ser utilizado no trabalho.
Quando se inicia uma leitura sem alguma pergunta prévia, a dificuldade em encontrar aspectos importantes do texto fica maior.
b) Identificar e sublinhar com lápis as palavras-chave
As palavras de maior importância em um texto são chamadas de palavras-chave. Palavras essas, que podem variar de acordo com a leitura, com o leitor, devido à visão que cada um possui.
São elas que dão sentido ao texto. È através delas que o leitor pode elaborar um esquema ou síntese. Normalmente são os substantivos, verbos e certos adjetivos. Não são palavras gramaticais, como, por exemplo, artigos, conectivos, pronomes, preposições ou advérbios.
c) Tomar notas
Uma técnica imprescindível, para quem ter o objetivo de estudar, é tomar notas. A partir das palavras-chave, o leitor pode destacar e anotar pequenas frases com o pensamento principal dos períodos e parágrafos do texto. Marcar as partes mais importantes, os objetivos, as