Resenha
Resenha de Texto: Os Cinco Ps para Estratégia 1. Introdução
A palavra estratégia há tempos vem sendo usada implicitamente de diferentes maneiras, ainda que tradicionalmente tenha sido definida de uma única forma. Assim, apresentamos aqui as cinco definições de estratégia, como: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva – e depois consideraremos algumas de suas interrelações.
1.1 Estratégia como Plano
Estratégia é um Plano – algum tipo de curso de ação conscientemente pretendido, uma diretriz (ou conjunto de diretrizes) para lidar com a situação. Por essa definição, as estratégias têm duas características essenciais: São criadas antes das ações às quais vão se aplicar e são desenvolvidas consciente e propositalmente. Como planos, as estratégias podem ser gerais ou específicas. Como plano, uma estratégia também pode ser um Pretexto, realmente apenas uma “Manobra” específica para superar um oponente ou concorrente. Aqui a estratégia real (como plano, ou seja, a intenção real) é a ameaça, não a expansão em si, e, como tal, é um pretexto.
1.2 Estratégia como Padrão
Definir estratégia como um plano não é suficiente, também precisamos de uma definição que englobe o comportamento resultante. Assim, propõe-se uma terceira definição: Estratégia é um padrão – especificamente, um padrão em uma corrente de ações (Mintzberg e Waters, 1985). Em outras palavras, por essa definição, estratégia é consistência no comportamento, pretendida ou não. As definições de estratégia como plano e padrão podem ser muito independentes uma das outra: planos podem não se realizar, enquanto que padrões podem aparecer sem ser preconcebidos. Se rotulamos a primeira definição como estratégia pretendida e a segunda como estratégia realizada, podemos distinguir estratégias deliberadas, nas