Resenha
RESENHA DO FILME FÁBRICA DE LOUCURAS
ELENA MARIA FABIANO DE SOUSA R.A 1066079
TECNOLOGIA DE RECURSOS HUMANOS
Vilhena (RO)
2012
INTRODUÇÃO
O filme “Fábrica de Loucuras” retrata de maneira inusitada a relação cultura e clima organizacional. Uma empresa americana localizada em uma pequena cidade dos Estados Unidos passa por sérias dificuldades, quando um grupo de japoneses é chamado para que a organização pudesse ser reerguida. O resultado é de um lado uma cultura rígida e inflexível (japonesa) e de outro uma cultura menos exigente e menos organizada (americana).
1. EXEMPLO DE SUPERAÇÃO
É um filme que trata com humor as diferenças existentes entre o Ocidente (encarnado pelos americanos) e o Oriental (encarnado pelos japoneses), na partida de beisebol, por exemplo. Mas o centro do filme é o modo de produção industrial de ambos os países. Por se tratar de uma comédia, é garantido risos fáceis. O filme todo se esforça para fazer um empresário japonês sorrir e, quando consegue, significa que os americanos venceram os japoneses."
É evidente o subsistema de manutenção exposto no filme quando os operários precisam fabricar 15 mil carros para que pudesse haver um aumento de salário, o aumento do salário é uma forma de manter e motivar os funcionários a permanecerem na empresa, diminuindo assim a rotatividade do setor.
As duas culturas extremas pertencentes no filme tiveram que sofrer alterações para que a empresa pudesse funcionar. Porém, o clima organizacional foi muito afetado devido a estas alterações, alguns problemas pessoais foram transferidos para o aspecto profissional, o que fez com que os funcionários percebessem o ambiente de trabalho de forma insatisfatória (clima organizacional insatisfatório).
O que