Resenha “Adubação Orgânica e Contaminação Ambiental”
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
Resenha
“Adubação Orgânica e Contaminação Ambiental”
DISCENTE: HANDRA BRITO 12655001901
BELÉM-PA, 2013
ADUBAÇÃO ORGÂNICA E CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL.
Priscila Gonzales Figueiredo, Graduada em Agronomia pela Universidade Federal da Grande Dourados, Mestranda em Agricultura Unesp - Botucatu, e Fábio Yomei Tanamati, Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Grande Dourados, Mestrando em Horticultura Unesp- Botucatu, publicaram a obra que aborda a questão da Adubação Orgânica e Contaminação Ambiental.
No que tange a obra, o aumento da população e o cenário industrial são os principais causadores do aumento da produção de resíduos sólidos e líquidos. Haja vista que o consumismo desenfreado da população contribui para o aumento desses. Estudos estão sendo realizados devido à necessidade de dar um destino a esses resíduos para diminuir a agressão ao meio-ambiente. Entretanto, a potencialização da produtividade agrícola com enfoque na diminuição de custos com fertilizantes, foi mais enfatizada do que a preocupação com o meio-ambiente, pois o uso incorreto, sem monitoramento desses resíduos podem trazer problemas como contaminação do solo e da água, portanto devem ser feitos estudos sobre dosagem de acordo com o perfil do solo.
Abordou-se o uso de várias técnicas de tratamento dos resíduos como uso de lodo de esgoto, indústria de papel e celulose, lixo urbano e esterco animal como adubo orgânico em nível de contaminação no ambiente. Em relação ao lodo de esgoto existem várias técnicas de tratamento, por exemplo, a digestão por microrganismos aeróbios e anaeróbios, aplicação de cal, compostagem disposição no solo, filtros biológicos, e sistema de lodos ativados. O lodo de esgoto pode apresentar uma composição predominantemente orgânica possibilitando sua utilização como adubo, Quando isso ocorre ele é denominado de biossólidos. Estes