Resenha Óleo de Lorenzo
O filme “O óleo de Lorenzo” é um drama baseado em fatos reais e relata a luta da família Odones, que se depara com uma doença rara em seu filho Lorenzo. Aos seis anos de idade, Lorenzo passou a ter um comportamento agressivo na Escola. Seus pais e professores preocuparam-se e buscaram questionamentos do motivo da agressividade e de tais impulsos nervosos. Criam - se suposições, os pais suspeitavam ser algum problema na escola, já a professora pensou ser um problema familiar.
Lorenzo ao cair do alto da árvore de natal, foi levado aos especialistas, que realizaram alguns exames e na tentativa de diagnosticar o problema, levantaram algumas hipóteses, como por exemplo: hiperatividade, esclerose múltipla, contaminação com parasitas da África, onde a família morou três anos ou algum tipo de tumor no cérebro.
Depois de alguns dias, Lorenzo começou a ter problemas auditivos, seus pais o internaram para uma pesquisa exploratória com a finalidade de buscar a origem de tudo. Após os testes os médicos deram o diagnóstico de Adrenoleucodistrofia (ALD). O médico consultado pelos pais, fala sobre a doença, ressaltando seu caráter raro e genético e suas etapas, inicialmente hiperatividade, dificuldade de locomoção, surdez, mudez, cegueira, ataques, demência, paralisia, coma, morte.
O pai de Lorenzo, Augusto Odone, um economista, e sua esposa Michaela Odone não conformados com a indelicadeza e arrogância dos médicos iniciaram uma pesquisa passando dias e noites mergulhados em livros, buscando em conhecimentos bibliográficos entender o processo da doença e tentar encontrar a solução do problema, para que amenizasse os sofrimentos do filho e aumentasse seus dias de vida.
Enquanto isso os médicos preocupavam-se em manter uma dieta associada à quimioterapia, o que não dava resultados. Eles se preocupavam mais financeiramente do que em beneficiar vidas. Tinha a criança como objeto de estudo e queriam fazer “nome” em cima da doença da criança.
Senhor Odone