Resenha - Ética Globalizada
O livro desenvolve-se em cinco capítulos, contendo em cada um destes diversos tópicos relacionado ao tema abordado. O autor inicia seu primeiro capítulo descrevendo a globalização e exemplificando seu surgimento. No segundo e no terceiro capitulo, Chiavenato continua desenvolvendo sua tese, descrevendo o quanto somos influenciados pela globalização. Já no quarto capítulo o autor evidencia a manipulação das mídias, além de citar exemplos de que o sofrimento ou dor da morte são transformado em espetáculos pelos meios de comunicação. No quinto capítulo Chiavenato descreve sobre a desigualdade causada pela globalização e de seus males. O segundo e o quarto capitulo são de grande importância, pois são assuntos que estão presente no nosso cotidiano, dessa forma merecessem ser melhor abordados nessa resenha.
O quarto capítulo do livro também merece ser abordado, pois mostra uma realidade ainda existente no nosso cotidiano. O autor menciona no livro, como somos manipulados pelas mídias, á qual todos os meios de comunicação são controlados por aqueles que possuem poder, manuseando as notícias e mudando seu foco, para que nós, população, somente possamos ter acesso ao que não os prejudiquem financeiramente ou moralmente, fazendo com que tudo aquilo que possa ser prejudicial a sua integridade seja censurado ou distorcido.
No quinto capítulo, Chiavenato discorre sobre as privatizações, que seriam feitas no Brasil, da mesma maneira que haviam feito na Argentina, para que o país entrasse no processo mais rápido da globalização. Justificavam tudo isso como o “remédio contra a dívida pública”, no entanto não