Resenha "Ética em Publicidade e Propaganda no Turismo"
Ética em publicidade e propaganda no turismo, Carmona e Castro (2008) (Resenha)
O texto titulado de “Ética em Publicidade e Propaganda no Turismo” foi escrito no ano de 2008, por dois alunos de pós-graduação do Pará. Estes autores são Bárbara Pereira Carmona dos Santos, bacharel em Turismo e pós-graduando em Marketing e Evento da Universidade Federal do Pará, e Cleber Augusto Trindade Castro, bacharel em Turismo e pós-graduando em Estudo Culturais da Amazônia da Universidade Federal do Pará. Segundo os autores, foram feitas estudos de caráter exploratórios para perceber as consequências negativas da falta de ética na publicidade e propaganda para o turismo.
Levando em consideração aos estudiosos conhecedores da teoria da ética, esta área é apenas um ramo da filosofia que procura compreender costumes, deveres, e modos de agir nas relações humanas em sociedade. Este é o ponto de partida para que a publicidade e a propaganda da área turística, e não somente dela, trabalhe com veracidade nas informações e anúncios divulgados para atração de turistas.
O turismo precisa da propaganda e do marketing para criar estratégias e administrar a informação que será levado àqueles turistas, que é classificado como o público mais adequado para tal evento ou atração. Porém às vezes a falta de ética e o profissionalismo nas propagandas acabam deixando muitas vezes o consumidor (turista) insatisfeito com a viagem, causando uma decepção e o não retorno aquele destino. A maneira de passar a informação também é um elemento importante para atrair certos turistas, muitas vezes a mensagem sendo transmitida incorretamente, pode tornar a imagem de um destino com um olhar indesejado. Exemplo disso é o Brasil, que por muitos anos tem sido alvo de destinos de turistas que procuram a exploração sexual, que por sua vez deixa de trazer o publico certo, que desejaria explorar a natureza e a paisagem que o País tem a oferecer.
Não é mera