Resenha - O segredo de Luisa (cap 1 e 2)
Capitulo 1 – A motivação e o perfil do empreendedor
Com 26 anos, Luísa e sua família aguardam o resultado do prêmio de Melhor Empreendedor Global do Estado de Minas Gerais, e de se pensar que anos atrás ela estava noiva e cursando sua faculdade de odontologia.
Atualmente um empreendedor enquadra-se como o “motor da economia”, à inovação e ao aproveitamento de oportunidade em negócio. É um tema universal, deve estar na educação básica e ser oferecido para todos os alunos. Pesquisas mostram que os empreendedores possuem sempre um modelo.
Sua madrinha Fernanda possui uma loja, dada como a mais bem sucedida na família, reunindo em uma só loja serviços e comercio de variadas naturezas. Localizada no coração de Ponte Nova, a loja era o ponto mais visitado e importante da cidade, por lá ocorriam os influentes e poderosos em busca de informações e oportunidades de negócio. A regra era a da convivência pacífica, ouvir mais do que falar, dissimular e negar a própria força ou sabedoria até o momento estratégico.
A união das forças políticas, sociais, religiosas, econômicas da comunidade é essencial para o desenvolvimento econômico.
Luísa se punha atrás do balcão durante suas férias da faculdade ajudando assim sua tia na loja, a qual tinha muita admiração pela sua independência, o fato de ser ouvida pelos homens e sua capacidade de influenciar pessoas e criar situações novas. Para Luísa, ser dentista era mais o sonho do pai, pelo fato de ter de abrir mão de seus sonhos ao se responsabilizar pela família ao perder os pais.
Todos os pesquisadores acreditam que é possível alguém se tornar um empreendedor, mas a metodologia de ensino para isso deve ser diferente da tradicional, aplicada desde o curso fundamental até a universidade.
As pessoas aprendem a ser empreendedores no convívio com outros empreendedores, num clima em que ser dono do próprio nariz, ter um negócio é considerado algo muito positivo. Famílias de empreendedores tem maior chance