Resenha - "o que é política"
Wolfgang Leo Maar é Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo, USP, Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, USP, com a dissertação O coração e as almas - a teoria da política em Georg Lukács, Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, USP, com a tese A formação da teoria em História e Consciência de Classe de Georg Lukács, Pós-Doutorado - Universität Kassel, UNIKASSEL, Alemanha. É Membro do Conselho Universitário da UFSCar como representante dos Professores Titulares. Professor titular da Universidade Federal de São Carlos, fundador e vice-presidente da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior, fundador do Partido dos Trabalhadores. Atua principalmente nos seguintes temas: Dialética, Filosofia Contemporânea, Teoria Crítica, Consciência de Classe e Materialismo.
Nome do grupo, estudantes do curso de Direito, na Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco – FACEFS – primeiro período, turma X.
O livro “O que é Política”, de Wolfgang Leo Maar, visa – como o próprio título sugere – esclarecer sobre o conceito de política.
Como introdução ao tema, o autor comenta sobre os sentidos vagos que o termo “política” suscita e faz um retrocesso à história recente do Brasil, para o momento de lutas por eleições diretas e, depois, contra o plano cruzado, para mostrar que a política reflete-se nos movimentos que visam influenciar na realidade social, tentando resolver conflitos que não apresentam outra solução. Encerrando esta parte inicial, o autor demonstra ser a política um fato que, por surgir junto com o dinamismo das sociedades, sempre está presente – mesmo que de forma implícita – no convívio humano.
Para conseguir chegar a seu objetivo, o autor dedica uma parte da obra para diferenciar as espécies de políticas que existem na sociedade: uma é a política institucional, ligada ao poder estatal; as outras são as políticas de vertente social,