Resenha O que Sociologia
Nessa obra o autor relata que tudo teve começo no século XVIII quando a revolução Industrial e Francesa se tornou um marco importante na história da sociedade para o surgimento da sociologia. As transformações econômicas, politicas e culturais que se aceleram a partir dessa época colocarão os problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu.
No período dos anos 1780 e 1860, os camponeses começaram a largar sua vida de agricultor e começaram a ir para grandes cidades urbanas que foram engajadas não somente pelos homens, mas a mulheres e crianças elas se submetiam a ganhar o salario inferior que o dos homens e com uma carga horaria de 12 horas e sem direito as férias e descanso. Essas cidades tiveram um grande crescimento demográfico que as estruturas de moradia e saúde não tiveram como acolher esses migrantes que vinha do meio rural, com isso, houve o aumento de prostituição, criminalidade, suicídio, infanticídio, o alcoolismo e violência. Por causa do saneamento houve a proliferação dos surtos de epidemia de tifo e cólera.
A formação da Sociologia teve com base a existência de interesses opostos, por um lado o pensamento positivista, e por outro o pensamento socialista. A positivista defendia a preservação das instituições impostas pela sociedade feudal, já os socialistas defendiam a ideia de revolucionar a sociedade.
Pensadores como Edmund Burke, Joseph de Maistre, Louis de Bonald posicionaram se contra o iluminismo e lastimaram o enfraquecimento da família, religião e da corporação colocando culpa na Revolução Francesa, já o Saint Simom, Comte e Durkheim admiravam as ideias conservadoras e até reformularam algumas delas com o proposito de defender os interesses da classe dominante.
Os autores socialistas procuravam realizar uma crítica à sociedade capitalista, indo contra as principais ideias por ela imposta, entre eles o que mais destacaram foram: Marx e Engels, pois eles