RESENHA O PAPEL DA SOCIOLINGU STICA
554 palavras
3 páginas
O PAPEL DA SOCIOLINGUÍSTICA NO (RE)CONHECIMENTO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO(Maria Eugênia Lammoglia Duarte)
RESENHA
No texto “O papel da sociolinguística no (re)conhecimento do português brasileiro e suas implicações para o ensino a autora apresenta que a fala e a escrita no Brasil não se concretizam devido ao maior ou menor grau de planejamento, mas sim devido a existência da gramática da fala e a da escrita, ou seja, a do processo de aquisição da linguagem e a que compõe-se a partir da mistura de traços lusitanos.
O texto é iniciado com uma breve história sobre a sociolinguística e como ela chegou ao Brasil através de Antony Naro por volta dos anos 70. E logo após traz os objetivos presentes em seu trabalho, são eles: discutir alguns resultados de pesquisas sociolinguísticas refletindo os aspectos relativos à distância entre a fala e a escrita; mostrar que a gramática que emerge a escrita é resultado do conflito entre o que se fala e o que se aprende na escola; mostrar que nem a fala nem a escrita são homogêneas e que é indispensável o (re)conhecimento dessa heterogeneidade e reafirmar que as mudanças presentes na gamática do português brasileiro não é um descaso com o idioma nacional e que os resultados encontrados na pesquisa não podem ficar longe da sala de aula.
Em seguida ela fala sobre o modelo de norma escrita no Brasil, afirmando que é um erro separar fala e escrita deixando cada uma em um polo, nos mostrando a conceituação entre o formal e o informal na fala e escrita. Finalizando o tópico com a conclusão de que a distância entre a fala e as normas da escrita ultrapassa o caráter conservador quanto à questões relativas a maior ou menor formalidade ou quanto ao grau de planejamento do texto escrito. Logo após ela apresenta os aspectos da sintaxe do português brasileiro e europeu na modalidade oral, apresentando a distância presente entre eles, concluindo que há uma distancia significativa entre o português brasileiro e