Resenha: O oléo de Lorenzo
O ÓLEO DE LORENZO
2º Semestre
Docente: Dr. Fernanda Alcântara
Vitória da Conquista - Ba 2013
O óleo de Lorenzo
Esse filme é baseado em um drama real vivenciado pela família Odone por volta de 1983. Lorenzo, o único filho do casal Augusto e Micaella, levava uma vida absolutamente normal, era um menino bastante ativo e inteligente, ate que aos cinco anos de idade, começou a apresentar uma serie de problemas de ordem mental, após esses fatos, Lorenzo é submetido a uma bateria de exames, leva-se um curto período de tempo ate ele ser diagnosticado com uma doença genética muito rara e de caráter gravíssimo, a ALD.
Por se tratar de uma doença recém-descoberta, a ald não possuía nenhum tipo de tratamento, os médicos não tinham conhecimento suficiente acerca da doença e não se esforçavam a realizar descobertas que gerassem um bem estar para os portadores, se preocupavam mais com a ciência do que os doentes, a única coisa receitada por eles era uma dieta sem gorduras, esta, não apresentava nenhum resultado. Os Odone acabam sofrendo um grande choque e se veem obrigados a enfrentar inúmeras barreiras, a principal delas foi o descaso dos médicos e a impotência perante a doença. Após terem enfrentado inúmeros problemas de caráter tanto social quanto emocional, Augusto e Micaella decidem realizar estudos, pesquisas e investigações por conta própria para compreender as características da ald e tentar elaborar algum tipo de tratamento eficiente que melhore e amenize o sofrimento de Lorenzo.
As descobertas são realizadas aos poucos, mas em um espaço de tempo “cientificamente rápido”, inicialmente, Augusto desenvolve um óleo que diminuía apenas 50% das gorduras saturadas no organismo. Alguns meses depois, após muitas complicações, dificuldades e preconceitos, o pai de Lorenzo consegue elaborar um óleo muito especial, capaz de impedir a progressão da ALD, esse óleo pode inclusive fazer com que a doença não