RESENHA - O HORROR ECONOMICO
Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997.
Resenha.
O livro o horror econômico relata a analise da autora Viviane Forrester sobre o desemprego, a real situação em que vivemos, Viviane fala da questão da alienação e regressão em que se encontram os sujeitos sociais, face a impossibilidade de reconhecer o nível de deformação em que se encontra a sociedade hoje. O conceito de trabalho é tão desvirtuado que em nada se aproxima da realidade. Prega-se que o trabalho é semelhante, quando na verdade é hierárquico. É trabalhando este conceito que a autora faz duras críticas ao sistema liberal.
Participamos de uma nova era, sem conseguir observá-la. Sem admitir e nem sequer perceber que a era anterior desapareceu. Portanto, não podendo enterrá-la, passamos os dias a mumificá-la considera-la atual e em atividade, respeitando os rituais de uma dinâmica ausente. Viviane nessa parte do livro fala sobre a estagnação das pessoas em relação as mudanças que estão ocorrendo, e também a falta de percepção. Estamos inseridos em um sistema que nos torna cada vez mais alienados e que as mudanças nos parece “normal”, vivendo a reproduzindo a cada dia essa forma de economia perversa.
O desemprego causa grande problema na sociedade, são milhões de pessoas lutando sozinho ou em família para não ser o próximo desempregado do momento, causando assim o sofrimento que ele gera, julgamentos, críticas se tornam produtos, onde a própria sociedade excluí aqueles à que necessitam tanto, sentindo-se responsáveis pela própria situação.
Tudo isso segundo a autora causa vergonha, esse sentimento de ser indigno, que conduz a todas as submissões. Torna o indivíduo incapaz de acreditar em si mesmo, sentindo-se inútil para a sociedade, o que é degradante para o ser humano, trazendo assim um sofrimento até irreparável em muitos casos. chegamos a uma situação de desespero econômico tão absurda que, pessoas