ética e educação no século XXI
E EDUCAÇÃO
NO SÉCULO
XXI
Ética e educação no séc. XXI
Ao olharmos nossa história, principalmente na vertente ocidental no projeto de mundo moderno no que concerne à educação e principalmente ao projeto emancipatório podemos afirmar que a mesma falhou, segundo M. Gadotti.
O processo de globalização é um modelo de educação que traz consigo a ideia ou promessa de progresso contínuo, que “promete” saciar desejos e necessidades humanas modernas, o que não acontece, causando-nos frustrações, o que leva a um pensamento ético educativo.
É preciso também ter uma compreensão teórico crítica sobre a ciência envolvida nas práticas tecnológicas, afim de dar sentido e saber como ele possui controle ideológicos na cultura da modernidade.
Ética, conhecimento e educação
A realidade ética/educacional não está dissociada a dimensões da realidade (social, política, cultural e econômica) em que estamos inseridos, isso gera uma crise.
Segundo Kujawski, em sua obra, “A crise do século XX”, a modernidade é feita de crenças e utopismo no progresso onde exige: A) realidade transformável pelo homem. B) transformações para melhor.
C) O melhor está sempre a frente, a ser atingido. D) O presente não tem valor mas vale unicamente coo degrau para o futuro. O progresso atualiza a imensa riqueza prometida pela modernidade.
“A modernidade condensa sua essência na utopia arquetípica do paraíso terrestre, no céu, na terra. Modernidade é utopia”. (Kujaswki)
Diante dessa realidade, é preciso reinventar diversas convicções do ser humano.Com a ética da educação não é diferente, esse projeto ético/educacional da modernidade tornou-se insuficiente para o momento da crise em que vivemos.
Crise ecológica, perigo de novas guerras, falta de direito das minorias, fome e miséria manifestam urgência de nossa reflexão ética, reestruturação das relações globais e crises ecológicas indústrias. As pessoas parecem cegadas pelos seus próprios interesses e impulsos de