Resenha: o estágio supervisionado na formação do assistente social: desvendando significados
O Estágio Supervisionado que se acopla aos princípios educacionais, leva em consideração também, os diferentes sujeitos e os papeis exercidos por eles, em um processo composto por diversos elementos, onde os mesmos se interligam. Nesse sentido, o Estágio Supervisionado proporciona ao aluno estagiário estabelecer relações e aproximações com a realidade socialmente construída, tendo como mediação os fundamentos teórico-metodologicos do Serviço Social.
O processo de formação profissional sofre os constantes reflexos do contexto, da realidade social em que está inserido, necessitando dessa forma, de constante estudo, contextualização e reflexão acerca do próprio movimento histórico da sociedade e conseqüentemente da história da profissão de Serviço Social. Os ambientes institucionais de ensino de Serviço Social são diferenciados, assim como os conteúdos, conceito, as formas de investigação e intervenção na realidade, o que reflete diretamente na formação profissional dos Assistentes Sociais.
Dessa forma, não admite que a formação profissional se complete de forma concomitante ao término do curso, mas sim, que ela é iniciada neste momento, pois a realidade em constante movimento exige dos profissionais um olhar vigilante e crítico, com uma capacitação permanente,