Resenha O Cristo Dos Pactos
BACHARELADO EM TEOLOGIA
Wilson Rodrigues de Oliveira Júnior
Resenha do Livro “O Cristo dos Pactos”
João Pessoa
Outubro/2013
Wilson Rodrigues de Oliveira Júnior
Resenha do Livro “O Cristo dos Pactos”
Resenha, apresentada a disciplina Teologia Bíblia I, sob orientação do professor Inácio Neto, como requisito para avaliação.
João Pessoa
Outubro/2013
O Cristo dos Pactos
ROBERTSON, O. Palmer. O Cristo dos Pactos. 2. Ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2011.
O. Palmer Robertson (ThD, Union Theological Seminary em Richmond) é o diretor do African Bible College em Uganda e Professor adjunto de Antigo Testamento no Knox Theological Seminary, Fort Lauderdale, Florida. Pastor e professor experimentado, Robertson foi conferencista em diversos países e escreveu vários livros, incluindo Terra de Deus e Alianças, ambos da Cultura Cristã.
Diversas vezes a relação de Deus com o homem foi por meio de uma aliança. Nas palavras do autor, aliança é um pacto de sangue soberanamente administrado. Um pacto, porque essa aliança une duas pessoas, e todos os sinais e juramentos que envolvem a mesma, reforçam essa idéia. Pacto de sangue, pelo fato de que essa aliança vai até as ultimas conseqüências, é um pacto de vida ou morte, e somente o derramamento de sangue poderia por em liberdade o individuo caso a violasse. É por esse fato, que é representado o caráter e a intensidade dessa aliança, que por sua vez é soberanamente administrada, pois Deus, só Deus dita os termos de tal aliança. O plano redentor, que se estende durante o período de Noé até Jesus Cristo, de maneira alguma fica fora do tratamento das alianças divinas. Esse termo, “aliança”, aparece pela primeira vez no pacto de Deus com Noé, no entanto fica claro que embora o termo “aliança” não apareça antes, ou seja, no período da Criação, com base em Jr 33.20-21, 25-26 como também em Os 6.7, pode-se concluir que, existe sim uma aliança formal de Deus