resenha e analise psicopatológica do filme "O Aviador"
Howard Highes, filmado num roteiro interessante sobre sua vida e dirigido por Martin Scorsese, nos permite analisar seu comportamento como um grande empresário, engenheiro, produtor de cinema e como uma super capacidade de trabalho, criatividade e produtividade.
No entanto o filme vai além e nos mostra um comportamento cheio de problemas mentais e psicológicos.
Superprotegido pela mãe que sofria de misofobia (medo de germes), viveu sob cuidados até a morte prematura até aos 17 anos.
Após dois anos desta perda, morre também o pai e lhe deixa além da grande fortuna um império de extração de petróleo, uma excelente formação como engenheiro, e a possibilidade de realizar seus sonhos megalomaníacos.
Voltando aos problemas psicológicos, acompanhamos sua trajetória comportamental através do filme e concluímos que foi portador de TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO, especificado no CID10 como F42.2
As principais características do referido transtorno e que eram vivenciadas pelo personagem eram:
1. - A capacidade de manutenção de realidade, o que lhe era verdadeiro pois sua capacidade mental era lúcida e de alta performance.
2. – Possuía obsessões e compulsões na maioria dos dias. (manteve o medo de doenças preconizado por sua mãe).
3. – Manifestava pensamento, idéias, imagens e compulsões reconhecidos como provindos da própria pessoa e não impostos por outra pessoa ou fatores externos.
4. - Atitudes repetitivas e desagradáveis e percepção de excessos.
5. - Havia a tentativa de resistir a estas manifestações,contudo, sem êxito.
6. - Não havia prazer no ato compulsivo, ao contrário, havia a consciência e o desejo de controle.
7. - Estes transtornos interferiam no seu comportamento social.
8. – Impulsos que se repetiam, como necessidade de se higienizar e repetição de frases sem possibilidade de controle, tremores na perna, e outros.
Como este trabalho teve o objetivo de analisar o quadro da saúde mental e seu enquadramento