Resenha: A Difusão de Inovações
A DIFUSÃO DE INOVAÇÕES
A DIFUSÃO DE INOVAÇÕES tratasse de uma busca de informações em relação à aceitação de novos produtos pelo consumidor.
Profissionais especializados nessa área interessam-se em conhecer com maior ênfase dois processos que são: o processo de difusão e o processo de adoção, onde o processo de difusão refere-se à divulgação de um novo produto e o processo de adoção faz uma precisão por quais etapas um consumidor ou consumidores passam quando decidem, aceitam ou rejeitam um novo produto. O processo de difusão inclui quatro elementos básicos: Inovação, Canais de Comunição, Sistema Social e Tempo. Segundo os pesquisadores, consumidores inovadores são aqueles intitulados como os primeiros a fazer a compra de um novo produto, porém, não existe uma definição aceita em relação a um novo produto ou novos produtos, várias abordagens foram desenvolvidas para definir um novo produto ou novo serviço classificadas como inovações orientadas para a empresa, para o produto, para o mercado e para o consumidor. Relativamente à orientação voltada ao produto, três tipos de inovações são citadas:
Inovação contínua – envolve o lançamento de um produto modificado em vez de um produto totalmente novo.
Inovação dinamicamente contínua – não altera os padrões de comportamento estabelecidos e pode envolver a criação de um novo produto ou a modificação de um produto já existente.
Inovação descontínua – exige que os consumidores adotem novos padrões de comportamento.
E quanto às definições orientadas para o mercado duas definições são muito usadas nos estudos do consumidor, são elas:
Um produto é considerado novo se tiver sido comprado por uma percentagem relativamente pequena (fixa) de mercado potencial.
Um produto é considerado novo se estiver no mercado há um período de tempo relativamente curto (especificado).
Porém, essas definições são basicamente subjetivas porque deixam o pesquisador com a tarefa de estabelecer o grau de penetração das