resenha usinagem
Como cenário corrente, apesar de nenhuma explicação no artigo, podemos entender que era o cenário existente e em prática no período da elaboração do mesmo (1998), que, de acordo com os autores a principal dificuldade de otimização era conseguir usinar uma peça levando em consideração as especificações da mesma, sem causar erros e prejuízos no processo de fabricação. Deduziu os autores que a velocidade de corte exerce maior influência que o avanço e a profundidade de usinagem sobre a vida da ferramenta, influenciando ainda no tempo e no custo de fabricação relativo a uma dada operação. Assim,o conhecimento da velocidade de corte otimizada para um dado sistema máquina, ferramenta e peça, somente pode ser adquirido após otimizações que considerem dados do processo.
A metodologia básica para otimização dos parâmetros de usinagem utilizou intervalos de máxima eficiência (IME), que é o intervalo entre a condição de usinagem de mínimo custo e máxima produção. Fato é que apesar da metodologia ter se mostrado confiável e possível de ser aplicada em diversos cenários, a utilização de Vmxp como velocidade de referência foi contra indicada para ocasiões em que o custo do ferramental empregado fosse alto ou, quando o tempo de troca da aresta da ferramenta fosse muito pequeno.
Como Cenários Recomendados para Aplicação da Metodologia foram verificados:
Produção em série com máquinas dedicadas, ou de uma mesma família, que utilizem do mesmo material e ferramenta para todas as peças.
Desenvolvimento de um processo - de um sistema de banco de dados.