Resenha urbanizes

3237 palavras 13 páginas
Resumo do Filme
Historicamente as cidades surgiram por diferentes razões, desde aquela época muita coisa permaneceu. A cidade é um sinônimo de reuniões de diversos acontecimentos, como fluxo de pessoas e matéria prima, de bens e consequentemente de dinheiro. Dessa maneira é uma forma de manifestação física das forças que dela participam – econômica, sociais, ambientais, sistemas de recursos cada vez mais limitados... –, crescendo com questões logísticas.
Atualmente com cidades cada vez maiores e diversas, os encontros casuais e descobertas que levam conhecimentos que muitas vezes ultrapassam ela mesma. Essa é sua mágica e o que atrai pessoas para ela.
Elas são organismos dinâmicos que nascem, vezes entram em colapso, transformações com a tecnologia.
Cada uma delas tem sua linguagem e forma de se expressar, o desenho urbano, concebido ao longo dos tempos, história e acontecimentos. Esse desenho urbano é feito por pessoas e características diferentes (arquitetos, engenheiros, governantes, empreendedores, os marcos históricos e o público), de formações diferentes unidos em um mesmo projeto, durante anos – sendo assim ao longo dos anos cada vez mais pessoas e ideias sendo envolvidos – e o fator que cada vez mais influencia nessa conformação: as tecnologias.
Em Mumbai, com cerca de 12 milhões de habitantes é a maior e mais importante cidade da Índia, prestes a se tornar a maior cidade do mundo. Nela, o número de favelas é maior que em Nova York e Londres juntos, diante desse aspecto é clara a desigualdade onde os promotores imobiliários estão opostos aos moradores de favelas. Moradias sem o básico são o reflexo do fracasso da sociedade, sobre a criação do habitat humano. Os pobres não tem espaço no plano da cidade, sendo assim, de todos os problemas o mais marcante é a infraestrutura, saúde e higiene.
Essas favelas em assentamentos informais forcam por anos se adensando por não haver maneiras e tecnologias para o crescimento, mesmo acontecendo o crescimento

Relacionados