origem
"Não tenho dúvidas de que a visão que a maioria dos naturalistas possui, e que eu previamente também tinha, de que cada espécie foi criada independentemente, é errônea. Estou totalmente convencido de que as espécies não são imutáveis; mas que aquelas que pertencem ao que chamamos do mesmo gênero são descendentes diretas de alguma outra espécie, geralmente extinta, da mesma forma que as variedades reconhecidas de qualquer espécie são descendentes daquela espécie. Além disso, estou convencido que a Seleção Natural é o meio principal, mas não exclusivo, de modificação."
O Darwinismo
Em sua obra A Origem das Espécies, publicado em 1859, Charles explicou o processo evolutivo pela Seleção Natural.
Sua teoria propõe que todos os organismos possuem uma elevada capacidade reprodutiva, porém o número de indivíduos de uma mesma espécie tende a permanecer constante, por causa das pressões do ambiente (competição, predação, alimentação, sobrevivência, etc) numa constante luta pela Vida.
Além disso, os indivíduos apresentam muitas diferenças e variações herdadas. Em determinados ambientes, seres com características favoráveis tornam-se mais adaptados a sobreviver, e nisso consiste a Seleção Natural – os mais capacitados sobrevivem e passam suas características aos descendentes, e com o tempo dão origem a grandes diferenças.
Darwin propunha também que todos os seres vivos foram originados de um ancestral comum, e que portanto guardam semelhanças, como o Homem e o Macaco (não afirmou que o homem veio do macaco)
Certo ou Errado?