resenha Uma historia de ''diferenças e desigualdades'' as doutrinas raciais do sec XIX
Maquiavel escreveu a mais de cinco séculos atrás o Príncipe ,com inúmeros características que um líder deve ter e executar ,para chegar e manter-se no poder.Uma espécie de guia para os Monarcas da época, mas mesmo tanto tempo depois se mantém atual para os lideres políticos modernos de qualquer nação.
Começa descrevendo os diferentes tipos de Estado e como cada tipo afeta a forma de governo do príncipe. Maquiavel apresenta os problemas e as dificuldades, e isso tudo é demonstrado de uma forma que parece não haver solução. Porém, logo em seguida ele apresenta não só a solução para os problemas como também conselhos, os quais o governante deve seguir se quiser ser bem sucedido.
O bom monarca deve se temido por seus inimigos e cruéis quando a frente de guerras, mas amado e respeitado por seus súditos, ter ministros fies e um exercito forte. Manter sua boa imagem de piedoso e bondoso e demonstrar o contrario quando preciso. Conciliar essas duas coisas e difícil ,então para um governante é preferível ser temido a amado.
Um ponto interessante é quando o autor diz que o príncipe deve se fazer defensor dos mais fracos. O que na verdade ocorre hoje em dia, pois muitos políticos se utilizam dessa tática para conquistar a confiança do povo e conseguir mais votos.O Monarca deve sempre procurar estar bem com o povo, pois esse tendo consciência ou não, e sempre a força maior;apesar de ser a classe inferior.
Para conquistar o prestigio do povo o líder deve usar de vários artifícios como construção de grandes empreendimentos, e distraindo a população com festas e espetáculos mantendo-os inconscientes, e achando que está tudo bem, mesmo quando não está.
Maquiavel oferece um modelo novo a um novo líder,um líder que tenha força e