Resenha - Textos corretos - Atitudes e Práticas
Atitudes e práticas
Levando em consideração o conhecimento que se tem sobre a existência das variedades lingüísticas, que há diferenças entre falar e escrever e que tudo isso influencia no trabalho escolar, .podemos facilmente assumir que Aa escola não deve ficar presa ao campo da lamentação sobre a realidade lingüística, enfrentada nas salas de aula.
É aconselhável que seja feito um levantamento de como é o português falado na abrangência escolar (bairro, cidade, etc), identificando a aspectos da fonologia regional. Agindo assim, ter-se-á o conhecimento do(s) dialeto(s) da região. Tendo este conhecimento, ficará fácil perceber que mesmo havendo diferenças da norma culta, este falar regional tem regras próprias. Isto permitirá que os professores entendam que os alunos são capazes de aprender, já que eles já sabem que seguir as regras do seu dialeto para falar e se fazer entender.
Outra dica importante é identificar os indicadores, os marcadores e os estereótipos lingüísticos. Entende-se por indicadores as características do falar regional. Estes diferenciam um grupo de outro, mas não um subgrupo de outro pertencente à mesma região.
Já os marcadores distinguem os falantes de uma mesma região, de um mesmo grupo e, também indicam um grau de formalidade maior ou menor, como nas expressões “nóis são”, “nós somos”. Os estereótipos são as distorções de determinadas características de uma fala regional, o que tem impacto na sociedade, como o sotaque de americanos, ingleses, etc. Embora seja do conhecimento de todos que essas pessoas pertençam a nações diferentes, em representações televisivas, por exemplo os mesmos aparecem com mesmo sotaque . Porém, é sobre os marcadores que a escola deve trabalhar, pois os erros ortográficos cometidos pelos alunos é, em boa medida, reflexo dele. Há pontos importantes sobre os quais a escola deve trabalhar, como, por exemplo :
• a prática da leitura de materiais diversos em sala de aula. É