Filosofia Moral Aline
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CURSOS DE LETRAS
RESENHA SOBRE FILOSOFIA MORAL
Aline Peçanha Ferreira
2011280207
Rio de Janeiro, Novembro. 2011
ALINE PEÇANHA FERREIRA
Aluno do Curso de Letras da UCB
Matrícula 2011280207
RESENHA SOBRE FILOSOFIA MORAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Sociedade e Ética na Formação de Professores, orientado pelo professor Almir Silva.
Rio de Janeiro, Novembro. 2011
A Filosofia Moral distingue entre ética e moral. Ética tem a ver com o "bom": é o conjunto de valores que aponta qual é a vida boa na concepção de um indivíduo ou de uma comunidade. Moral tem a ver com o "justo": é o conjunto de regras que fixam condições eqüitativas de convivência com respeito e liberdade. Éticas cada qual tem e vive de acordo com a sua; moral é o que torna possível que as diversas éticas convivam entre si sem se violarem ou se sobreporem umas às outras. Por isso mesmo, a moral prevalece sobre a ética. No texto, a princípio, o autor nos mostra três maneiras de pensarmos sobre a moral:
O conceito de certo e errado, a Ética normativa e a Metaética (pensamento reflexivo sobre a moral).
Ética prática
Parte da indagação de uma ação em particular, se ela é certa ou errada. Exemplos de indagações comuns seriam: o aborto, a eutanásia etc. E todos que já defenderam ou condenaram alguma ação com base na moral, adotaram algum tipo de ética prática.
Ética normativa
É a investigação racional, ou uma teoria, sobre os padrões do correto e incorreto, do bom e do mau, com respeito ao caráter e à conduta, que uma classe de indivíduos tem o dever de aceitar.
Meta-ética
É o ramo da ética que procura entender a natureza das propriedades éticas, enunciados, atitudes e juízos. A Meta-ética é um dos três ramos da ética geralmente conhecida pelos filósofos.
São as tentativas de identificar quais são as bases que nos levam a considerar algo como certo ou errado, através da experiência e