Resenha teoria de maslow
A teoria comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Abraham Maslow, nascido em 1ºde Abril de 1908, Nova Iorque (a 8 de Junho de 1970, Califórnia), foi um psicólogo apresentou uma teoria de motivação, dizendo que as necessidades são avaliadas hierarquicamente. Essa hierarquia pode ser avaliada como uma pirâmide, na base da pirâmide como as mais baixas estão às necessidades fisiológicas e n topo estão as mais elevadas como as de auto realização.
Desenvolvimento
A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias da motivação. Para ele as necessidades humanas obedecem uma hierarquia e são elas:
• Necessidades Fisiológicas: Essas são as necessidades que estão na base da pirâmide, constituem no nível mais baixo das necessidades humanas, são as necessidades que são as mais “fáceis” de serem sanadas como: alimentação, repouso, abrigo e sexo. Maslow dizia que um indivíduo com estômago vazio não consegue pensar em outra coisa a não ser se alimentar. Quando ele se alimenta com regularidade ele exerce o seu trabalho com mais eficácia.
• Necessidades de Segurança: essas surgem quando as necessidades fisiológicas estão relativamente resolvidas. Se não estiver satisfeita o ser humano não se permitirá pensar em outra coisa.
• Necessidades Sociais: quando essas necessidades não estão completamente satisfeitas ela acabam se tornando hostis em relação as outras pessoas. Em nossa sociedade a frustração em relacionamentos conduz a solidão, dar e receber afeto são importante motivadores para o comportamento humano.
• Necessidades de Estima: são relacionadas com a maneira ao qual o indivíduo se avalia. A satisfação das necessidades de ensino conduz a autoconfiança, já a sua frustração pode conferir a sentimentos de inferioridade.
• Necessidades de auto realização: elas estão no topo da pirâmide e estão relacionadas a realização do próprio potencial.
Maslow fundamenta que quando o nível inferior de necessidades