Resenha temática sobre diabetes
Com o intuito de esclarecer os inúmeros efeitos produzidos pela atividade física para portadores de diabetes, o trabalho possui dados e relatos de atividades que foram bem sucedidas nesse âmbito.
É sabido que a atividade física é de fundamental importância, e deve estar integrada na vida do paciente diabético devido aos inúmeros benefícios do exercício à ação da insulina. Dentre as contribuições, que vai desde a redução da glicemia e da necessidade de insulina no diabético tipo 1, e medicamentos no tipo 2, melhorando a captação de glicose pelas células, até a contribuição com a melhora da circulação sanguínea. Sem falar nos efeitos benéficos do controle da pressão arterial, redução do risco de doença cardiovascular, redução e controle do estresse, melhora da autoestima e da qualidade de vida.
Todos esses benefícios se dão através da pratica de exercícios físicos, principalmente aeróbicos. Em pacientes com diabetes tipo 2, além dos benefícios citados acima, com a prática regular de atividade física, conseguem um maior controle do valor da glicemia, devido ao maior transporte da glicose para dentro do músculo, o que aprimora e prolonga o controle glicêmico.
A prática de exercícios físicos proporciona inúmeros benefícios para qualquer ser humano. Particularmente na diabete, os exercícios possuem qualidades marcantes tanto na prevenção quanto no tratamento (CANCELLIÉRI 1999).
Resenha
O diabetes se refere a um conjunto de diversas doenças diferentes. Os tipos mais comuns de diabetes são o tipo 1, ou imunomediada diabetes melito, e o tipo 2, ou insulinorresistente diabetes melito. Um terceiro tipo, a diabetes melito gestacional, pode ocorrer durante a gravidez (AMERICAN DIABETES ASSOCIACION; 2002). De forma geral o diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta e/ou da incapacidade de a insulina exercer de forma adequada seus efeitos. A insulina é produzida no pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da