Resenha: “só de pensar em vir trabalhar, já fico de mau humor”.
1) OBRA
FERREIRA, Mário César; MENDES, Ana Magnólia. “Só de pensar em vir trabalhar, já fico de mau humor”. Este artigo tem origem em um projeto de intervenção intitulado “Bem-estar dos funcionários e satisfação dos usuários no serviço de atendimento ao público: diagnóstico e recomendações”, desenvolvido pelo laboratório de Ergonomia da Universidade de Brasília - UnB. Disponível também em www.scielo.br/pdf/epsic/v6n1/5336.pdf 2) CREDENCIAIS DA AUTORIA
Mário César Ferreira, doutor em Ergonomia pela Ecole Pratique des Hautes Etudes (EPHE), Paris,França, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, é Professor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília.
Ana Magnólia Mendes, doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, DF, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, é Professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília.
3) CONCLUSÕES DA AUTORIA
Os autores completam que a investigação interdisciplinar, a partir de um diálogo entre a ergonomia francófona e a psicodinâmica, possibilite a interconexão entre as duas disciplinas, estabelecendo algumas perspectivas para novos estudos. Na ergonomia, podendo se verificar as noções de serviço de atendimento ao público, atividade e carga de trabalho, enquanto que em psicodinâmica são verificando conceitos que fundamentam o prazer-sofrimento no trabalho.
4) DIGESTO
Os autores expuseram a questões do serviço de atendimento ao público estabelecendo o cenário sociotécnico do trabalho referente a atividades dos sujeitos em questão corelacionando o prazer e o sofrimento no trabalho. Nessa abordagem, o atendimento ao público, caracteriza um serviço multivariável que engloba a conduta do usuário, as atividades dos funcionários envolvidos na situação, a organização do trabalho e as condições físico-ambientais/instrumentais. A configuração de como o trabalho é realizado consente a percepção da atividade como sendo