resenha souza clarilza "avaliação escolar"
Clarilza Souza, Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em texto sobre a avaliação escolar da sua opinião acerca do assunto. A avaliação escolar tem como objetivo analisar não só o aluno, mas todo o processo escolar, de forma a poder compreender e aperfeiçoar o método de ensino e aprendizagem, que podem ser modificados de modo a efetivar o cumprimento das responsabilidades educacionais da escola.
As avaliações escolares devem responder questões fundamentais acerca da situação escolar do aluno, como que problemas de aprendizagem vem enfrentando, quais motivos o levam a não conseguir chegar ao seu objetivo, qual foi sua evolução durante o processo de aprendizagem.
É importante ressaltar que tal avaliação não pode se resumir a uma sentença a qual o aluno foi condenado, de modo que esta deve ser utilizada para compreender o processo de aprendizagem de cada aluno como uma unidade, e poder aperfeiçoar o método utilizado com cada um, de forma que se possa constatar a melhor forma de ajudar o aluno a superar suas dificuldades.
A avaliação não deve ser utilizada de forma alguma como meio de aprovar ou não um aluno. O professor, ao decidir utilizar-se de um processo de rendimento escolar, deve ter mente , claramente, qual o objetivo desta avaliação, para que este não a utilize de forma indevida.
O processo avaliativo tem sido utilizado muitas vezes de forma falha, se limitando apenas a “dar uma nota” a um aluno, e julgando se este esta apto ou não a prosseguir o curso, não levando em consideração que somente este método não identifica a evolução do aluno, ou outros fatores que influenciam em suas dificuldades e progressos, não contribuindo ainda em nada na reflexão e aprimoramento do professor sobre seus métodos em sala de aula, além do fato de muitas vezes “punir” o aluno que não possui um rendimento satisfatório, em uma avaliação que não considera as