resenha SOCIOLOGIA
Cibelle paula F. matos carvalho
A introdução a Sociologia de Norbert Elias.
Comodoro - MT
2015
cibelle paula F. matos carvalho
A introdução a Sociologia de Norbert Elias.
Trabalho de Envio de Arquivo apresentado à Universidade Aberta do Brasil – UAB/UNEMAT para a disciplina de Sociologia Organizacional do curso de Bacharelado em Administração Pública.
Docente: VÍVIAN LARA CÁCERES DAN
Comodoro – MT
2015
A introdução a Sociologia de Norbert Elias.
Norbert Elias foi um sociólogo alemão responsável pela propagação de uma teoria social inovadora, que favoreceu a ampliação do campo de estudos sociológicos, focados no esclarecimento dos processos de interação humana no contexto da sociedade. Para Elias, a sociologia tem a função de estender a nossa percepção dos processos humanos e sociais, além de obter um embasamento avançado de conhecimentos mais concretos a respeito desses processos. A teoria sociológica expressa por Elias pode ser considerada uma interpretação crítica, onde os conceitos essenciais foram formulados a partir do reconhecimento das insuficiências e limitações das perspectivas teóricas consideradas tradicionais pelas ciências sociais, relacionadas ao funcionalismo parsoniano (Talcott Parsons) e a certas versões do estruturalismo.
Os estudiosos estruturalistas e funcionalistas visam reconhecer as estruturas sociais a outras características coercitivas que influenciam diretamente o comportamento dos indivíduos na sociedade. Porém, para Elias a relação entre o individuo e a sociedade é compreendida de outra maneira, negando qualquer tipo de ação totalizadora e individualista no campo social. Em uma de suas obras, “Introdução à Sociologia”, para explicar as configurações de interdependência dos indivíduos e o modo como suas ações se interpenetram, Elias apresenta modelos que se assemelham a jogos e